Associação Brasileira de Artes Midiáticas

Programa de Residência em Economia Criativa 2023

Prepare-se

para usar computação, arte e cultura,
gerando e medindo impactos em qualquer
carreira profissional.

Inscrições: de 06/Junho a 17/Junho de 2023.
Duração: 19/Junho a 17/Julho/2023. Valor: 900,00
30 Vagas Gratuitas para Estudantes da UFCG, do IFPB e da UEPB


Faça a Residência em Economia Criativa (REC) oferecida pela ABRAMID (Associação Brasileira de Artes Midiáticas) e pelas empresas associadas do HUB ComCampina, em parceria com o Laboratório de Economia Criativa da UFCG (CompCult) e com o PET Computação da UFCG. São 5 encontros transformadores em Junho e Julho, às segundas feiras, de 18 às 20 horas, e uma jornada criativa ubíqua de 5 semanas, na qual você empreende em todo o tempo e em todo o lugar. Cada encontro semanal é uma culminância da jornada criativa ubíqua e acontece em um ambiente que integra ciências, empreendedorismo inovador e artes midiáticas ao vivo. Durante a trilha de transformação da REC você cria um projeto inovador de economia criativa e já pode validá-lo no PET Computação, em um outro Grupo PET da UFCG, ou em uma das empresas parceiras do HUB ComCampina. 

O Hub ComCampina é uma organização privada integrada pela ABRAMID, pelo Hub Brason e pela Fundação FURNE, cuja missão é integrar as competências e motivações das empresas de Campina Grande (os atores .com de Campina) e engajá-las como parceiras essenciais do ecossistema de inovação da cidade em sua missão de “impactar positivamente a economia de Campina Grande com inovação”.

A Residência em Economia Criativa de Campina Grande é a segunda ação da cidade para cumprir os compromissos firmados com a UNESCO quando recebeu o selo de cidade membro da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN), na categoria Artes Midiáticas. A criação da ABRAMID, organização representante dos artistas e empreendedores de Artes Midiáticas, foi a primeira.

Como participante da REC você se iniciará em competências técnicas essenciais que integram computação, artes e cultura (hardskills nas áreas de IA, Game Design, Advergames, IoT, Realidades Virtual e Aumentada, Marketing do Futuro, BlockChain, NFT, Lean Startup, Media Arts, Educação Ubíqua, Segurança Cibernética, Cinema Interativo, Animação Digital, etc). Também desenvolverá competências não técnicas essenciais para o profissional colaborador ou empreendedor do futuro no setor de Economia Criativa (softskills: liderança, resiliência,  pensamento estratégico, empatia, gestão de projetos, comunicação multimodal, etc). Por meio das pontes construídas por Campina Grande na rede mundial de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN), você poderá alcançar o mundo com seus talentos e com suas ideias de inovação.

A REC é uma consolidação das 48 edições anteriores do Festival FelizCidade de Economia Criativa, realizadas pelo Laboratório de Inovação em Economia Criativa da UFCG, o CompCult (www.felizcidade.org), em parceria com grupos de educação tutorial da UFCG (PET Computação) e da UEPB (PROAFE), e com agencias locais de inovação como o SEBRAEPB, PAQTCPB, INOVATEC, FAPESQPB, SENAI, etc.

Nesta edição 01/2023 da REC ComCampina serão desenvolvidos prioritariamente talentos e soluções em 4 áreas demandadas pelas empresas e parceiros investidores associados do HUB ComCampina: Advergame, Realidades Virtual e Aumentada, Inteligência Original (inteligência artificial+inteligência humana) e Comunicação Multimodal. Entre as empresas e organizações e seus respectivos negócios associados do HUB ComCampina que já patrocinam ou orientam a REC 01/2023 estão: TeiKer (formação de profissionais de saúde), DChance (escolas e SaaS de educação profissional), Haras Hub (equinocultura), Editora Reino (advergames de livros), eCriativa (advergames de bens culturais da gastronomia, de design, de artesanato, de filmes, de livros, de obras e espetáculos musicais, etc), Artezaum (advergames de calçados e artesanato), Pura Música (educação musical), (PET Computação (APIs de inteligência artificial), MPPB (formação de jovens aprendizes), Furne (tecnologias e serviços de apoio a negócios de áudio e de audiovisual, de museu digital, de shows e de artistas), MBMind (tecnologias e serviços de arte midiática e música interativa), Furne (advergames e aplicativos para piscicultura e agronegócios familiares), Instituto de Empreendedorismo e Inovação – IEMPI (educação em empreendedorismo de impacto).

As 5 oficinas da REC serão conduzida por profissionais especialistas em empreendedorismo, computação, arte e cultura, sob a coordenação do professor Marcelo Alves de Barros, coordenador do Laboratório de Inovação em Economia Criativa da UFCG (CompCult/UFCG) e Tutor do PET Computação/UFCG.

Os participantes receberão certificação em Artes Midiáticas e Computação de Impacto do Laboratório de Inovação em Economia Criativa da UFCG (CompCult), valendo  horas complementares normatizadas pela Resolução Nº 007/2018 MEC/CNE/CES (Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira) para integralização curricular de cursos de graduação na UFCG.

Durante a jornada criativa os participantes serão mentorados, acompanhados e avaliados por especialistas das empresas e instituições parceiras do HUB ComCampina. Aqueles que se destacarem na Residência poderão ser selecionados como integrantes de um Grupo PET da UFCG ou como  estagiários remunerados ou colaboradores de uma das empresas associadas.

A Residência em Economia Criativa de Campina Grande cria, entrega e capta propósito e valor para os profissionais e estudantes participantes, e para as pessoas das comunidades campinenses beneficiadas pela UFCG por meio do seu Programa de Educação Tutorial. Também cria oportunidades concretas para toda a população entender e se engajar nas ações do Programa Campina Criativa de desenvolvimento sustentável e participativo da cidade promovido pela UNESCO.

Inscrições: de 06 a 17 de Junho de 2023.

Início da Residência: 19/Junho/2023.

Valor da inscrição: R$ 900,00 para profissionais e empreendedores. São oferecidas 30 vagas gratuitas para estudantes da UFCG, da UEPB, ou do IFPB, mediante investimento social de 5 kg de alimentos não perecíveis. Os alimentos deverão ser entregues pelos estudantes inscritos no dia da primeira oficina, no primeiro encontro, na Fundação Furne em 19 de Junho, e serão doados à instituições parceiras de Campina Grande que cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Local dos Encontros:  Fundação Furne, Rua Getúlio Vargas, 867 – Centro.

Mais Informações: contatoabramid@gmail.com.